segunda-feira, 12 de março de 2012

A hora da estrela - Clarice Lispestor

A hora da estrela
  Uma feia moça nordestina, muito pobre, muito simplória, muito ignorante, mas também muita rica em peculiaridades que o narrador descobre nela, é a personagem central [protagonista] da história. Essa moça tem 19 anos, chama-se Macabea e vive no Rio de Janeiro, na Rua do Acre, próxima do cais do porto, onde compartilha, num velho sobrado, as vagas de um quarto muito modesto, com mais quatro moças.
  Macabea trabalha como datilógrafa numa firma de representantes de roldanas, que fica na Rua do Lavradio. Quando viera para o Rio, ainda vivia com a tia beata, pessoa que a criara desde a morte dos pais, aos dois anos de idade, no sertão de Alagoas, onde a moça nascera. Mais tarde, foram morar em Maceió e, depois, não se sabe por quê, mudaram-se para o Rio. Só após a morte da tia é que Macabea vai viver no quarto da Rua do Acre.
  Os fatos propriamente ditos começam a ser narrados quando a nordestina recebe de seu chefe, Raimundo Silveira, [por quem ela estava secretamente apaixonada] o aviso de que será despedida por incompetência. Como Macabea aceita o fato com enorme humildade, o chefe se compadece e resolve não despedi-la imediatamente.
  Logo depois disso, num final de tarde chuvoso, dia 7 de maio, a moça encontra, por acaso, um rapaz também nordestino [Olímpico de Jesus], com quem inicia uma espécie de namoro. Esse namoro, porém, dura pouco, pois Olímpico, um operário ambicioso e de maus antecedentes, acaba trocando Macabea por Glória, sua colega, com quem ele acha que terá mais chances de 'subir na vida', já que ela era mais bonita e muito mais esperta do que Macabea.
                                                                     ***
  As obras de Clarice Lispector ela ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos.

3 comentários:

  1. Clarice é maravilhosamente Clarice.
    Nunca li este livro e nem sequer vi o filme, mas, pelo nome da escritora logo me encantei.
    Com certeza ira pra minha listinha de próximas leituras.
    Macabea já me encantou também, pela sua resenha.
    Parabéns pelo blog e pelas belas postagens.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro Clarice....livro magnifico...

    ResponderExcluir