domingo, 26 de fevereiro de 2012

As Crônicas de Nárnia – Volume Único



 “O foco do livro é levar o leitor em outras dimensões, direcionar a magia e aproximar as visões da bíblia para crianças”





São sete as crônicas de Nárnia, foram escritas e lançadas em anos diferentes por C. S. Lewis e posteriormente reunidas em um único volume (The Complete Chronicles of Narnia). No Brasil o volume único da obra foi lançado pela Editora Martins Fontes como As Crônicas de Nárnia Volume Único.


  • O Sobrinho do Mago –  A obra narra a criação do mundo de Nárnia e como começaram as idas e vindas entre o mundo de Nárnia e o nosso. Nela também se conhece o caráter multiverso de Nárnia com o Bosque entre Mundos, que possibilita acesso a diferentes mundos através de lagos com dois anéis mágicos. 
  • O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa – Neste livro são narradas as aventuras de quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá encontram dentro de um guarda-roupa (cuja origem é revelada em O Sobrinho do Mago) uma passagem que liga nosso mundo ao mundo de Nárnia. 
  • O Cavalo e seu Menino – Este livro narra a trajetória de Shasta e Bri. O primeiro um menino pobre que vivia na Calormânia outro país do mundo de Nárnia e o segundo um cavalo falante que se perdeu fora dos limites de Nárnia e virou escravo de um humano (essa terminologia é usada para caracterizar todas as relações entre os animais comuns de carga, transporte etc e os humanos). Na época de ouro de Nárnia, o reinado dos quatro irmãos, Shasta e Bri se vêem numa fuga em direção a Nárnia em busca de uma nova vida. 
  • Príncipe Caspian – O livro conta a história de Caspian, um príncipe que é herdeiro legítimo do trono de Nárnia e para reavê-lo das mãos de seu tio recebe a ajuda dos quatro irmão que foram embora daquele mundo mais de mil anos antes. 
  • A Viagem do Peregrino da Alvorada – O livro narra as aventuras de Lúcia e Edmundo (dois dos quatro irmãos e reis de Nárnia na época de ouro), juntamente com o primo Eustáquio e o agora rei Caspian, a bordo do navio Peregrino da Alvorada. Juntos têm a missão de saber o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, conforme narrado em Príncipe Caspian.
  • A Cadeira de Prata –Neste livro está narrada somente a volta de Eustáquio até Nárnia na companhia de sua amiga Jill Pole. Desta vez eles conseguem ir até Nárnia através de um velho portão nos fundos da escola onde estudavam.  
  • A Última Batalha –  A obra narra os últimos dias de Nárnia quando Tirian era rei em Cair Paravel. Tudo começa quando um velho macaco chamado Manhoso que vivia no lado ocidental de Nárnia, juntamente com um burro chamado Confuso, encontra uma pele de leão. Fazendo grandes planos, o macaco veste o seu amigo burro com a pele de leão e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz. 


                                            ***
O livro é ótimo mais muito referencias bíblicas podem gerar polemicas  entre religiões.
Para quem viu os filmes ira amar ainda mais os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário